segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Janela da Alma

Texto produzido após assistir ao documentário Janela da Alma:

Esse documentário é riquíssimo..Ele retrata a visão e todas as suas perspectivas.

Um cego que é fotógrafo(por sinal fotos belíssimas)nos faz refletir sobre o que é a visão?Apenas uma faceta dos órgãos dos sentidos?Não creio que só isso.

Acho que o ato de ver está ligado ao interior,envolvendo emoções.Creio que as coisas que vemos não entram pelo olho: as imagens vistas passam por uma codificação interna,sendo moldada por emoção,sentimento,cultura,valores,experiências individuais...

Ponto importante abordado no documentário é a avalanche de informações a que estamos expostos hoje em dia e sua cruel consequência: Vê-se tudo, mas não se enxerga nada.Tem-se a necessidade de filtrar...Alguns retrataram a visão de uma pessoa sem problema de visão fazendo uma analogia com a visão borrada de uma pessoa que tem problema de visão,mas não está fazendo uso de óculos: Não há foco!Interessante ponto de vista.
Cito mais alguns pontos interessantes,merecedores de reflexão:
"O verbo é cego,mas é ele quem torna visível."
"A imagem que revela a realidade ao mesmo tempo a substitui."

Termino essa postagem como a comecei,falando sobre a cegueira:
"O problema não está na cegueira, o problema está na ausência de sentimento,na posição do ser que vê, na sua conexão com o tema a ser visto."

Quando se deixa de ver seu interior e passa-se a se deixar consumir pelos inúmeros estímulos visuais desprovidos de sentido ou significado,adentra-se numa cegueira,diria,coletiva,estúpida,degradante: a alienação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário